quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

UPE abrirá vagas para professores











Até fevereiro, a Universidade de Pernambuco (UPE) vai realizar concurso público para professores. Segundo o reitor, Carlos Calado, serão oferecidas no mínimo 160 vagas, embora o quantitativo final ainda não esteja definido. A última seleção foi realizada há quatro anos e não preencheu todo o quadro profissional. Os cursos do interior são os mais prejudicados com a carência de professores.

"Os docentes vão prover, em definitivo, as necessidades da instituição. Vamos repor o quadro e ampliar a quantidade de vagas", afirmou Carlos Calado. Outra novidade, capaz de atrair grande número de candidatos, é a aprovação da Lei 195, pelo governo do Estado, que reajusta em 25% o salário dos professores e amplia os benefícios para aqueles que optarem pela dedicação exclusiva à instituição. O valor será pago ao longo dos próximos três anos.

A partir do próximo ano, o salário dos professores com doutorado, que optarem pelo vínculo único com a UPE, será de R$ 7.986,25. Já os mestres, sob as mesmas condições, receberão R$ 5.380,70. Dos 921 professores da instituição, atualmente, apenas 15% têm dedicação exclusiva. "Até 2014, essa porcentagem poderá aumentar em até 35%", estimou o reitor da universidade.

A lei, sancionada no último dia 9, também estabelece a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Reivindicação antiga da categoria, o PCCV (extinto em 1999 e retomado em 2007) vai gratificar os profissionais de destaque na instituição. Todo final de ano será feita uma avaliação de desempenho para definir cargos e carreiras. "Aqueles que tiverem bons resultados poderão avançar até duas faixas na grade de vencimentos", explicou Carlos Calado.

O objetivo, segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja, é atrair e fixar os professores bem titulados. "A iniciativa vai aumentar a produção científica da instituição, pois os docentes vão estimular a criação de grupos de pesquisa e, consequentemente, terá um aumento dos cursos de pós-graduação", destacou. "A universidade vai galgar um novo patamar de qualidade e excelência e atrair mais jovens para a carreira acadêmica", ressaltou Granja.

Os professores contratados vão suprir a carência, principalmente, nas unidades do interior. Nas cidades de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Salgueiro, Arcoverde e Petrolina, no Sertão. "À medida em que os professores concursados forem assumindo os cargos, vamos encerrar os contratos com os que entraram através da seleção simplificada", explicou o reitor da UPE.




fonte: JC

0 comentários:

Postar um comentário