quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Operando o caos na UPE





Os estudantes da UPE Campus Petrolina decidiram no dia 31/08/2011 através de assembléias, paralisarem as atividades por conta de problemas relacionados à falta de professores. As aulas da universidade foram suspensas por 48 horas, e nesse tempo espera-se obter uma resposta concreta do governador mediante ao caos estabelecido na instituição. Desde o inicio do semestre muitos cursos estão tendo aulas com apenas 50% das disciplinas oferecidas. O problema já vem se arrastando há muito tempo e se agravou agora, pois a seleção simplificada indicada pelo Governo para resolver a situação, não atendeu as expectativas das necessidades na unidade local. Das vinte e sete vagas oferecidas, metade não foi preenchida prejudicando o semestre de oito cursos de educação e saúde.
Paralelo a Assembleia dos alunos, os professores também realizaram uma assembleia coordenada pelo sindicato docente ADUPE. Os professores decidiram apoiar as manifestações dos alunos, entendo como justas, já que a unidade local não pode funcionar apontando apenas para melhoria na estrutura física e deixando de lado a ocupação das vagas remanescentes de professores que pediram demissão ou que se aposentaram, por concurso público.
Os discentes além de reivindicarem à falta dos professores, estão denunciando também a estrutura física atual precária, falta de energia constante, falta de água, carteiras em mal estado, salas sem climatização, falta de restaurante universitário, biblioteca defasada e com pouco acervo, auditório sucateado, a não disposição de ônibus, entre outros.
Os estudantes estarão reunidos no Campus a partir de hoje, às 15 horas para encaminhar as manifestações que acontecerão nessas quarenta e oito horas e poderão decidir por uma paralisação por tempo indeterminado. Uma comissão de professores foi formada para acompanhar e contribuir com as manifestações.
Estudantes da UPE

0 comentários:

Postar um comentário